AS DUAS FASES DE UMA MESMA IGREJA

Texto Base: Atos 04:32-37; 05:01-11
Dia 03 de Agosto/2014
CULTO DA FAMÍLIA (SANTA CEIA)

Amados, quando nós lemos este texto que tomamos por base da nossa meditação desta noite, a impressão que nos dá, é que estamos falando dentro do mesmo contexto de 02 (duas) igrejas distintas.

Aliás, permita-me retificar minhas considerações iniciais; De fato, estamos falando de 02 (duas) “igrejas” dentro da “Igreja”.

O texto nos mostra 02 (dois) momentos vividos num só período da Igreja Primitiva.

E é sobre isso que me disponho a tratar com a Amada Igreja nesta noite:

“AS DUAS FASES DE UMA MESMA IGREJA”.

       O contexto que nos serve como pano de fundo destes relatos que acabamos de ler, conta-nos que mesmo em meio à perseguições, a Igreja crescia.

       E como todo crescimento atrai tanto o que é bom, quanto o que é ruim, o mesmo aconteceu com a Igreja Primitiva.

       Na primeira parte do texto que lemos, vemos uma igreja praticante;

       Onde os novos conversos, diante de sua fé recém professa, e aguardando o retorno de Jesus ainda para aquele tempo;

       Tomavam suas propriedades e vendendo-as, dividiam seus respectivos valores entre os irmãos, a fim de que todos pudessem ser amparados em suas necessidades.

       Era uma igreja onde as pessoas valorizavam o ser humano, e não os bens materiais.

       Diz a Bíblia que NÃO HAVIA entre os irmãos nenhum que padecesse necessidades, pois todos tinham tudo em comum.

       E não consideravam como sendo exclusivamente seu nada de tudo quanto possuíam.

       E esta “unidade” fazia com que a Igreja fosse sendo consolidada, tornando-se cada vez mais forte.

       A proliferação da mensagem do Evangelho alcançava a cada dia mais novos horizontes, a ponto de fazer com que um homem, chamado Barnabé, sendo ele natural de Chipre;

       Depois também ter sido envolvido pela graça de Deus, movido pelo mesmo sentimento que havia entre os irmãos em Jerusalém;

       Tendo este vendido uma propriedade, tomou seu valor e a apresentou diante dos apóstolos.

       Diz a Bíblia também, que concomitantemente a isso, os “apóstolos” (ao contrario do que vemos hoje), davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor.

       Portanto, do versículo 32 ao 37, temos a descrição de uma igreja que NÃO EXISTE MAIS.

       Infelizmente a “Igreja do século 21” perdeu-se na fé, diante da conduta e do posicionamento da Igreja Primitiva.

       Hoje, ao contrario daqueles dias, os valores valem mais do que as pessoas, e os “apóstolos” estão mais voltados a si mesmos, do que pela causa do Evangelho.

       Porém, a partir do versículo 01 até o versículo 11 do capitulo 05, temos a descrição de uma igreja cuja as características são muito peculiares ao nosso tempo.

       A Bíblia vai nos descrever que certo homem por nome de Ananias juntamente com sua esposa Safira, vendo o que as pessoas estavam fazendo.

       Movidos por um sentimento de inveja (pois Lucas enfatiza sua ação tão logo após citar a oferta de Barnabé).

       Este homem por nome de Ananias também vai vender sua propriedade, com a intenção de contribuir com a Igreja em sua expansão.

       O fato é que Ananias, juntamente com sua esposa, ao tomarem nas mãos o valor de sua propriedade, permitiram que o amor ao dinheiro usurpasse os princípios da Palavra de Deus.

       Ananias então, vai trazer até os apóstolos apenas parte do valor desta propriedade.

       E quando ele a apresenta, diz a Bíblia que Pedro o indaga dizendo:

“Ananias, porque você deixou Satanás dominar teu coração? Por que mentiu ao Espírito Santo? Por que você ficou com parte do dinheiro que recebeu pela venda do terreno? Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que você resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos – mentiu para Deus!”
(NTLH)

       E no mesmo instante, diz a Bíblia que Ananias caiu morto.

       Pouco tempo depois, diz a Bíblia que Safira sua esposa (sem saber do que havia acontecido), veio diante de Pedro, e ele disse a ela:

“Foi por tanto mesmo que vocês venderam o terreno?”.

       E ela disse: “Sim!”. E Pedro então, vai dizer a ela:

“Por que é que você e seu marido resolveram por à prova o Espírito Santo?” E no mesmo instante, ela também caiu morta.

       O que este relato acerca de Ananias pode nos ensinar?

       Quais são os erros que Ananias e sua esposa cometeram e que nós devemos tomar muito cuidado para não fazermos o mesmo?

1. DEVEMOS TOMAR MUITO CUIDADO PARA NÃO QUERERMOS MOSTRAR UMA CONVERSÃO APENAS EXTERIOR.

a) Ananias quis mostrar ser o que não era;

b) Ananias tentou sua autopromoção diante da comunidade;

c)  Toda oferta (trabalho) que eu confie a Deus, se visa a minha auto promoção é desprezível aos olhos de Deus.

Vejamos o que nos diz a Bíblia: Mateus 06:02-04

“Quando, pois, deres esmola, não toqueis trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”.

“Tu, porém, ao dares esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”
(Mt. 06:02-04)
      
d) Ananias achava que Evangelho era aparência;

e) Infelizmente ainda existem muitas pessoas que pensam isso;

f)     Fazem porque gostam de receber aplausos; Se não forem citadas nos agradecimentos deixam de fazer.

g) Não é este tipo de conversão que nós queremos formar dentro desta igreja;

h) Não é este o tipo de membro que eu quero como pastor;

2. DEVEMOS TOMAR CUIDADO PARA NÃO FALARMOS PARA DEUS AQUILO QUE NÃO ESTAMOS DE FATO, DISPOSTOS A SEGUIR.

a) Quando Pedro disse a Ananias: “Ananias...por que mentiu ao Espírito Santo?”, mostra que Ananias teria feito algum tipo de voto, e o Espírito Santo o revelou a Pedro.

b) Em Números 30:02, a Bíblia diz: “Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará”.

c)  Em Eclesiastes 05:02-05 diz:

“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus e você na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras (...) Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes / Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”.

3. DEVEMOS TOMAR CUIDADO PARA NÃO ENVOLVERMOS PESSOAS EM NOSSOS ERROS.

a) Ananias além de errar, conduziu ao erro sua esposa.

b) Quantas pessoas não saem da presença do Senhor e levam varias outras com ela?

c)  Pessoas que se valem do senso de persuasão que possui para manipular outras pessoas, e fazê-las incorrerem pelo caminho do erro e do engano.

d) Ouça com atenção: SEMPRE HAVERÁ UM ANANIAS QUERENDO PERVERTER OS CAMINHOS DOS SANTOS.

E para finalizar, o que podemos tirar de BOM desta historia? Será que existe algo de “BOM” que possamos tomar como exemplo para as nossas vidas?

       A resposta é: SIM!

       A fidelidade de Safira ao seu marido, é algo digno de ser mencionado.

       Ela foi fiel ao seu marido até a morte. Infelizmente, sua escolha foi errada.

       E o preço pago por isso é muito caro.

       Ananias não foi capaz de manter o seu voto ao Senhor, mas Safira foi fiel no voto que fez ao seu marido.

       Esta historia descreve-nos muito acerca da Igreja;

       Ananias prefigura a imagem de Satanás, enquanto Safira a figura da Igreja.

       Ananias sempre tentará levar Safira pelos caminhos que desagradem ao Senhor.

       Nós temos a opção; Cedemos aos caprichos de Ananias, ou nos mantemos fieis a Cristo.

       Deus não está interessado se a sua oferta (aquilo que você faz) para a obra Dele é de um valor humano admirável.

       Nem sempre são as grandes ofertas que atraem o olhar do Senhor (Lc. 21:01-04).

       Se você pretende agradar a Deus, não faça como Caim que trouxe resto para Deus.

       Deus não quer o resto; Deus quer a primícia.

       Não dê a Ele o resto:

·     Do seu salário;
·     Do seu tempo;
·     Do seu dia;
·     Da sua saúde;
·     Dos seus anos;
·     Da sua vida.


Pense nisso: Ananias falhou em separar o resto para Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário